Social Icons

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Cordilheira dos Andes

Cordilheira dos Andes
Cordilheira dos Andes, imagem aérea de algumas de suas montanhas
 
A Cordilheira dos Andes é uma formação geológica em forma de uma extensa região de cadeias montanhosas que se estendem ao longo da costa oeste da América do Sul. Caracteriza-se, além de suas elevadas altitudes, por ser a mais extensa cordilheira continental do mundo. Entretanto, suas altitudes não são maiores, por exemplo, que as da Cordilheira do Himalaia, localizada na Ásia.

O ponto mais alto da região dos Andes encontra-se na Argentina, o Pico do Aconcágua, com 6962 m de altitude. Em média, a cordilheira possui uma altitude de 4000 m, uma extensão de 7000 km no sentido norte-sul e de 700 km no sentido leste-oeste, abrangendo sete países, a saber: Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Chile e Argentina.

Mapeamento da região da Cordilheira dos Andes
Mapeamento da região da Cordilheira dos Andes
Esse acidente geográfico é resultante do encontro e atrito entre duas placas tectônicas: a Placa de Nazca e a Placa Sul-Americana. Ao haver o choque entre essas duas placas, a mais pesada (a de Nazca) sofre um processo de subsidência, ou seja, ela afunda em direção ao magma da Terra, enquanto a placa mais leve (a Sul-Americana) sofre com deformações, que dão origem às grandes cadeias de montanhas e aos vulcões. Tal processo sempre foi considerado pelos geólogos como lento e gradativo, ou seja, demorava milhões de anos para ocorrer. 

No entanto, estudos recentes realizados por pesquisadores norte-americanos revelaram que a formação dos Andes pode ter ocorrido de forma “abrupta” sob o ponto de vista do tempo geológico, dobrando de tamanho entre 2 e 4 milhões de anos.

O clima na região andina em pouco favorece a habitação humana e a permanência de vida. O clima é caracterizado pelo frio das elevadas altitudes e pelo ar rarefeito em alguns pontos. No entanto, a cordilheira abriga agrupamentos humanos de uma etnia descendente dos Incas, que possuem um coração de tamanho maior do que a média dos habitantes do mundo, facilitando a oxigenação do sangue mesmo em condições adversas. Outros habitantes mascam a folha da coca, que ajuda na respiração e absorção de oxigênio.

A região possui uma fauna relativamente diversificada, sendo as espécies mais populares a Lhama e a Alpaca, animais utilizados, inclusive, como meio de transporte pelos habitantes da localidade. Outras espécies variam entre pássaros, ursos, pumas, onças, macacos, dentre outros.

Algumas mulheres utilizando as Alpacas como meio de transporte, na cidade de Cusco, Peru
Algumas mulheres utilizando as Alpacas como meio de transporte, na cidade de Cusco, Peru
A Cordilheira dos Andes possui uma grande influência sobre o clima das diferentes regiões na América do Sul, ajudando a distribuir parte da umidade produzida na Amazônia para o interior do Brasil, além de apresentar as nascentes dos rios que dão origem ao Amazonas. Muitos desses rios são de origem nival, ou seja, surgem a partir do derretimento da neve das montanhas da cordilheira.
 

Entre em Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

 
Blogger Templates